Vitaminas do complexo B

COMPLEXO B

Importantíssimas para manter nosso metabolismo em bom funcionamento e transformar o alimento em energia disponível. As vitaminas do complexo são composto por 8 tipos: B1, B2, B3, B5, B6,B7, B9, B12 onde cada uma tem uma função especial:

B1- TIAMINA: Participa da metabolização de carboidratos e da formação de novas células.

Fonte na alimentação: cereais integrais, amendoim, feijão, espinafre, couve e germe de trigo.

B2- RIBOFLAVINA: Participa da formação de glóbulos vermelhos e também te ação antioxidante.

Fonte: amêndoas, arroz selvagem, leite, iogurte, ovos e couve de bruxelas

B3- NIACINA: Auxilia no aumento do HDL “colesterol bom” e na reparação do DNA. Sua deficiência é bem rara, mas pode acontecer em casos de alcoolismo. Também é utilizada para tratamento de acne.

Fonte: Levedura, carne vermelha, leite, ovos, feijão e vegetais verdes escuros

B5- ÁCIDO PANTOTÊNICO: Auxilia na metabolização de carboidrato e gordura para serem utilizados como energia. Participa na formação de hormônios como testosterona e reduz sinais de envelhecimento da pele.

Fonte: Abacate, iogurte, ovos, carnes e legumes

B6-PIRIDOXINA:  Participa da formação da serotonina, melatonina e norepinefrina. E também esta ligada ao metabolismo da proteína.

Fonte: Frango, atum, salmão, lentilha, semente de girassol, queijo, arroz e cenoura.

B7-BIOTINA: Conhecida como vitamina da beleza, por manter pele, cabelos e unhas saudáveis.

Fonte: Cevada, fígado, levedura, carne de porco, frango, peixe, couve-flor, gema de ovo e nozes.

B9- ÁCIDO FÓLICO: É necessário para o crescimento e divisão celular, participa da formação da hemoglobina. Importantíssimo na gestação pois participa da formação do sistema neuronal. Auxilia tratamentos de depressão.

Fonte: Vegetais verdes escuros, aspargos, fígado e levedo

B12-COBALAMINA: Atua em conjunto com a B9 na produção de hemoglobina. Atua contra anemia, depressão e asma.

Fonte: peixe, carne suína e bovina, frango e ovos.

 

Mas e agora? Preciso então tomar complexo B?

Não…precisa é ingerir alimentos fontes, de uma forma variada e equilibrada! Com exceção de vegetarianos, que possivelmente terão de suplementar vit B12 visto que é a única obtida somente por fonte animal.

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