BIOTIPO E DIETA – QUAL O SEU?

BIOTIPO 2

 

 

Já somos diferentes uns dos outros por diversos aspectos e o biótipo corporal é mais uma forma, que identifica-la faz muita diferença no momento da prescrição da dieta e treino.

Mas quais são esses biótipos?

 

Existem 3 biótipos diferentes, ectomorfo, mesomorfo e endomorfo, e possuem as seguintes características:

ECTOMORFO:

Indivíduo com dificuldade em ganhar peso, geralmente possui baixo % de gordura, corpo magro e longilíneo. Possui metabolismo muito acelerado é conhecido popularmente pelo apelido de “magro de ruim” aquele que sempre come de tudo e nunca engorda. Para esses a dieta deve ser hipercalórica em carboidratos, lipídios e proteínas. Não necessariamente usaremos carboidrato integral exclusivamente, pois essa dificuldade para ganho nos exige manejo em carboidrato de alto, médio e baixo índice glicêmico.

 

MESOMORFO:

Indivíduo cm peso ideal para altura e uma certa facilidade para ganho de massa muscular livre de gordura, porém se numa dieta restrita pode perde peso com certa facilidade. Sua dieta pode ser hipercalórica, mas aqui usaremos somente alimentos nutritivos, evitando as “calorias vazias”. O carboidrato integral deve ser preferenciado com poucas exceções e com uma distribuição de proteína e gorduras boas, mais a sua genética favorável logo lhe renderá alguns músculos definidos

 

ENDOMORFO:

Tipo físico mais predispostos a acumulo de gordura, tanto as “bem distribuídas” quanto as “localizadas”. Geralmente os indivíduos com esse biótipo apresentam-se acima do peso ideal ou com uma facilidade muito grande para ganho, são os conhecidos “engordam só de olhar”. As formas corporais são mais arredondadas, abdômen mais saliente. A dieta precisa ser um pouco mais restrita em carboidratos, mesmo os integrais, um tipo de proteína deve estar presente em praticamente todas as refeições, e as gorduras boas ainda são bem vindas até para contribuírem para maior saciedade, já que as quantidade não serão avantajadas.

 

Já conseguiu identificar qual seu biótipo? Agora é só partir para consulta, fazer uma avaliação física e elaborar a dieta especifica. Além é claro de buscar uma orientação profissional também para os exercícios.

 

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