QUAL A DIFERENÇA NOS TIPOS DE SAL?

Qual a diferença entre os tipos de sal

Uma substância que já serviu como moeda de troca, ajudou a preservar alimentos em épocas sem refrigeração, hoje tem seu uso muito criterioso na culinária, além de uma diversidade de tipos, vamos entender melhor o que diferencia cada um deles:

 

SAL REFINADO (SAL DE COZINHA): obtido através da evaporação da água do mar e cristalização. Para obter cor branca, textura seca e retirada de impurezas é tratado com produtos químicos como: antiaglomerante, antiumectante, alvejante e estabilizantes. Então além desse processo retirar todos os minerais que contém no sal e são importantes para saúde contém resíduos químicos que se acumulam no corpo com o tempo.

 

SAL LIGHT: Diferente do que a maioria conhece como light, o sal light não possui menos calorias, mas sim uma redução no teor de sódio pois é composto por 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, porém passa pelos mesmos processos do sal refinado e não tem indicação para pessoas com insuficiência renal crônica.

 

SAL MARINHO NÃO REFINADO: é obtido antes do processo de purificação e refinamento. Por isso ainda mantém seus minerais e principalmente o magnésio e iodo organico. Mas atenção pois não vale ser o sal marinho refinado.

 

SAL ROSA DO HIMALAIA: sal de rocha, é extraído da maior mina de sal do mundo, na região do Paquistão. É considerado puro e possui mais de 80 oligoelementos em sua composição, entre eles: cálcio, magnésio, potássio, sulfato, ferro, zinco, cobre, magnésio, manganês, cromo e chumbo.

 

SAL DEFUMADO: Existem vários tipos, um sal coreano que é assado várias vezes em cilindros de bambu, sendo as pontas bloqueadas com lama amarela, tem uma maior absorção de minerais do bambu e da lama, obtendo uma alta alcalinidade (pH 10,5).

 

SAL KALA NAMAK: ou sal negro do Himalaia, por conta de seus componentes (compostos de enxofre, sulfureto de hidrogênio, sulfureto de ferro e outros minerais) possui essa colocação mais escura e um forte sabor. É utilizado para ajuda digestiva e laxante.

 

FLOR DE SAL: É um sal marinho coletado por processo artesanal. Considerado um sal completo, por conter todos os minerais, Contém maior umidade que os demais.

 

Agora fica o dilema: Qual o melhor sal? Temos como pior opção o sal refinado, pela escassez de nutrientes e excesso de química. As demais opções de sal grosso não processados e com moderação serão bem vindos desde que o bom senso prevaleça e o sal seja somente um realçador do sabor natural do alimento, e não que a comida tenha sabor de sal.

 

Anúncios

Um comentário sobre “QUAL A DIFERENÇA NOS TIPOS DE SAL?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s